segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Lixão de Valença: uma vergonha municipal!!!!!!!!!!

Infelizmente a situação do lixão no orobó está pior do que essas fotografias demonstram. Passo nessa área todo fim de semana e infelizmente tenho que me deparar com situações gritantes de impactos ambientais nessa área do lixão.A equipe desse portal deveria ir visitá-lo nesse período de chuva (poque no período de estiagem a situação é menos complexa) onde o lixo é jogado no meio da estrada onde meios de transportes terestres tende a passar por cima desse material ua vez que o lamançal alcança cerca de 100m ou mais no percurso da estrada, e sem opção de desvio, uma vez que corremos o risco de atolamento e ou derrapamento do meio de transporte. Não sastisfeitos com os impactos do solo e principalemnte dos recursos hídricos ao fundo do lixão onde a paisagem, assim como solo e rios, foram totalmente impactados pelo depósito do lixão, os frequentadores (operários da vida cruel que buscam ali seu ganha pão, entre eles diversas crianças - onde deveria ser fiscalizados pelo conselho tutelar, u outro órgão responsável pelos direitos da criança e/ou adolescente) estão queimando esse lixo diariamente contribuindo portanto para mais uma atividade impactante que é a atmosférica, além do próprio xorume emitido pelo proprio lixão. Gostaria que o ministério público tomasse providencia, uma vez que os rios superficiais e/ou subterrâneo foram impactados e esses, são lançados no próprio rio Una que corta a cidade de Valença que entre outras importâncias vale salientar a contribuição desse rio para o sustento de várias famílias valencianas assim como para a beleza paisagística da cidade . Deixo aqui minha idginação e meu desprezo pela gestão pública desse município, uma vez que poderia ao menos planejar onde jogar o lixão, mesmo esse sendo a céu aberto. Não entendo como a comunidade do orobó aceita essa situação sem nehuma reivindicação de todos para a retirada desse lixo dessa área, uma vez que o maior centro de abastecimento de produtos agrícolas de Valença, vem principalmente dessa região. É uma situação gritante para uma administração pública de uma cidade de médio porte, pólo regional e cidade turística como Valença. Não temos como desenvolver um município sem gestão e sem planejamento... por isso Valença se encontra nessa situação!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: